quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

#SEGURANÇA# Carona Segura

E aí gurizada, para quem pensa que para carregar alguém na garupa da moto é só fazer a pessoa "montar" está muito engadado, temos que respeitar uma série de fatores.

Muitas pessoas (até mesmo os motociclistas profissionais) não sabem o jeito correto de carregar alguém na moto, confesso que eu mesmo não sabia até ler este artigo.

Todos nós sabemos que quando estamos com um passageiro a moto fica mais pesada e o freio demora mais a responder (frenagem mais lenta) o que torna a postura de quem está atrás algo fundamental durante o percurso, afinal, não é sempre que nossos garupas tem "bagagem" para serem carregados e, quando realmente não tiverem devemos trafegar bem mais devagar e dar todas as dicas necessárias para nosso carona.

Para garantir maior estabilidade é necessário que o passageiro prenda as pernas no condutor e, ainda, segure na cintura dele (algo que normalmente não acontece quando dois homens andam na mesma moto), porém isso ajuda a companhar o condutor durante os percursos e principalmente nas curvas onde qualquer descuido é chão na certa!

Movimentos bruscos podem desestabilizar o condutor e provocar acidentes (por isso não se deve "dançar" em cima da moto).

Outra forma de manter-se apoiado sem ter que abraçar o condutor é agarrar-se no "santo antônio", para quem não sabe o que é, ele normalmente fica nas laterais ou na traseira da moto, o único problema é que alguns motoristas implicam com ele pois dizem que a moto fica com a traseira mais pesada quando alguém apoia-se nele, e realmente fica, mas tudo pela segurança.

FIQUE ATENTO
-> De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só se pode carregar maiores de 7 anos, o não cumprimento desta lei acarreta em infração gravíssima, ou seja, 7 pontinhos, R$ 191,54 a menos no bolso e suspenção da carteira, ou seja, sem motinho...
-> Na hora de descer da moto, o carona deve atentar-se ao escapamento da moto, afinal de contas a maioria de nós sabemos o quanto dói uma queimadura no cano.
-> Na hora das curvas o passageiro além de segurar-se em algo (motorista ou santo antônio) deve fixar o pé nas pedaleiras afim de deixar a moto mais estável e facilitar a vida de quem dirige, pois diminui o peso de quem está atrás.
-> E caso o passageiro fique inseguro com a velocidade (que no Brasil é de no máximo 80km/h em rodovias) avise ao motora, você pode estar prevenindo um acidente.

2 comentários:

  1. quanta irresponsabilidade. todos sem capacete e uma criança agarrada pela cabeça. que coisa de louco. e ainda pista molhada. Como conseguem?

    Conscientização é a palavra.

    ResponderExcluir