domingo, 1 de abril de 2012

Distância de Frenagem

MOTO LEVE x MOTO PESADA Distância de frenagem - Parece haver um consenso geral de que, a distância de frenagem de um veículo aumenta diretamente com o aumento de peso.
Pois bem, isto é verdade só em parte.
Um veículo pesado, quando em movimento, possui mais energia que um veículo leve na mesma velocidade. Portanto, os freios precisam trabalhar mais duro para dissipar (transformando em calor) esta energia extra.
Já que mesmo uma moto pesada tem capacidade de travar as duas rodas, quando em movimento, ambas tem a capacidade de frenagem adequada ao peso. Isto pois, quando em funcionamento normal, os freios não precisarão fazer tanta força, a ponto de travar as rodas. Estarão trabalhando com uma folga.
O que determina então a capacidade de frenagem, é a aderência dos pneus ao piso. Com pneus de alta aderência, você poderá frear mais rápido.
Acontece que o maior peso da moto mais pesada acaba aumentando a aderência da roda dianteira, então ela se agarra ao solo por mais tempo que uma moto leve. Isto vem a compensar o fato de que o freio da moto mais pesada deve dissipar mais energia.
Somente se a moto pesada estivesse tão pesada a ponto de a roda dianteira não travar mais, o peso teria superado a capacidade de frenagem. Então esta moto pararia numa maior distância.
Na realidade, o maior peso é compensado pela maior tração, sendo as distâncias de frenagem muito parecidas entre a moto leve e a pesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário