sábado, 7 de abril de 2012

Problemas auditivos???

Seu capacete não protege o suficiente - Existe uma ameaça que afeta particularmente aqueles motociclistas que gostam de pegar estrada. É a perda auditiva. Você perde a capacidade de ouvir aos poucos, e o dano vai se acumulando viagem após viagem. E o que é pior, seu capacete, mesmo integral, não oferece proteção suficiente.
E não se trata do caso de motos custom de escape aberto. Essas são muito prejudiciais, mas o problema de que estou falando afeta também proprietários de motos silenciosas.
É o ruído do vento que mais prejudica sua audição. É constante, alto, e difícil de evitar.
Em velocidades de estrada, o ruído do vento está bem acima de 100 dB, mesmo quando se usa um capacete! Usar um capacete só reduz 3 dB, e somente se for 3/4 ou mais, e colocado corretamente (um capacete colocado incorretamente aumenta o ruído).
* Uma hora de exposição a 110 dB danifica sua audição
* 115 dB só necessita de 15 minutos de exposição para fazer o mesmo estrago!
Os danos são cumulativos e irreversíveis.
O que pode ser feito a respeito? Como proteger nossa audição do ruído do vento?
Primeiro, use um capacete integral. Ele abafa melhor os sons. Compre um que assente bem em sua cabeça.
Segundo, use plugs de ouvido. São aqueles plugs laranjas que os operários utilizam. São bem pequenos e podem ser usados com capacete. Se você não colocá-lo corretamente, vai proporcionar pouca redução de ruído e vai machucar em pouco tempo. Portanto, coloque-o da maneira certa que é perfeito.
Se no local em que você está não há plugs de ouvido à venda, use emergencialmente chumaços de algodão, bem amassados, dentro de seus ouvidos. Mas eles não são tão bons quanto os plugs de ouvido.
Usá-los abaixo de 50 Km/h não é muito necessário. Mas a 70 Km/h já faz uma boa diferença. Você vai ver que um plug de ouvido abafa os sons inúteis, e deixa você ouvir melhor as coisas que interessam.
Só porque sua audição já está "um pouco" danificada, não quer dizer que você não deva começar a se proteger. Os efeitos são cumulativos, ou seja, sua audição vai piorar até a surdez total.
Curiosidade: um restaurante barulhento produz 80 dB de ruído. Um metrô, 90 dB. Uma banda de rock faz 110 dB. Uma buzina de carro, 115 dB, e um tiro, 140 dB, em números aproximados.
A perda de audição pode começar em 90 dB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário